terça-feira, 15 de novembro de 2011

DICA DE FILMES


Nem Deus há de deixar acontecer com nenhuma Organizadora de Casamentos, o que aconteceu com Jennifer Lopez na deliciosa comédia romantica: O CASAMENTO DOS MEUS SONHOS, kkkkkkkkkkkk

Mas é uma historinha bacana, e é bem legal ver pela primeira vez nas telonas, um pouco do que passa uma Cerimonialista...

No filme, Mary Fiore (Jennifer Lopez) é uma conceituada organizadora de casamentos, que consegue transformar qualquer casamento em um evento romântico inesquecível para os noivos e seus familiares.
Mas quando ela se apaixona pelo noivo de um dos casamentos que está organizando, começa a perceber que falta amor em sua vida e, por causa disso, se envolve em uma série de confusões.


domingo, 6 de novembro de 2011

CASAMENTO JUDAICO

NO DIA 20 DESTE MÊS ESTAREI A FRENTE DE UM CASAMENTO, ONDE A CERIMONIA TERÁ ALGUNS RITUAIS JUDAICOS. OS NOIVOS NÃO SÃO JUDEUS POREM ADMIRAM A DOUTRINA.

SERÁ UM GRANDE APRENDIZADO PRA MIM, POIS SERÁ MEU PRIMEIRO CASAMENTO COM ESSA TEMÁTICA.
ENTÃO, NA BUSCA PRA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS CASAMENTOS JUDAICOS, DOS QUAIS A UNICA COISA QUE ME VEM A CABEÇA SÃO OS NOIVOS LEVANTADOS PELAS CADEIRAS NO SALÃO.. (KKKKKK ) ..... DECIDI COMPARTILHAR COM VCS UM POUCO DO QUE LI SOBRE ESSA LINDA CERIMONIA.





Baseado no ciclo da lua nova do calendário judaico, é costume que os casamentos se realizem apenas na primeira quinzena do mês, pois é quando a lua está na fase crescente, trazendo prenúncios de prosperidade e fertilidade. Esse período simboliza, também, a esperança de que o amor entre marido e mulher aumente ainda mais ao longo de suas vidas.

A cerimônia do casamento judaico é celebrada pelo rabino sob a chuppah, uma cobertura decorada de flores, representando o novo lar, que será regido pelas leis judaicas. Lá ficam os pais, irmãos, os rabinos (pode ser mais de um) e os noivos. É realizado na sinagoga ou em outro local onde se constrói a chuppah. Na ausência, pode-se improvisar com quatro homens altos segurando um tallit pelas pontas. O tallit é um xale de orações e faz parte da tradição ser um presente da noiva para seu noivo no dia do casamento. O presente que ela recebe é um par de castiçais. Antes da chegada da noiva, o noivo e mais duas testemunhas assinam a Ketubá, um contrato de casamento descrito em hebraico e português, que estipula as responsabilidades mútuas entre marido e mulher.


Nas sinagogas liberais, a noiva também assina esse contrato. A ketubá torna-se propriedade pessoal da noiva, sendo-lhe entregue assim que é lida. A noiva entra com o pai, e, se não tiver sido casada antes, usa branco e um véu que é colocado sobre sua cabeça pelo noivo, imediatamente antes da cerimônia.


O véu é um simbolismo da confiança no noivo e um ato de discrição para não se expor aos demais homens. Estes, até os não judeus, devem estar usando o hipot, um solidéu entregue na entrada do casamento.Uma vez que o casal está sob a chuppá, é costume a noiva caminhar três, quatro ou sete vezes em torno do noivo, dependendo da tradição local. Este ato tem duas explicações: uma, é a demonstração da noiva de que o marido será o centro da sua existência; a outra, mais comumente aceita, é de que o ato simboliza que o noivo agora estará rodeado pela luz e pela virtude trazida pelo casamento. Após a noiva ter caminhado em torno do noivo, o rabino recita um fragmento do Salmo 118, que dá graças ao Senhor e à Casa de Israel, além de uma curta bênção. Após a bênção, o rabino pronuncia um breve sermão, dirigido aos noivos, e, depois, procede a bênção do primeiro dos dois copos de vinho que serão bebidos durante a cerimônia.


Começa, então, a celebração efetiva do casamento. Primeiro, o noivo "paga" à noiva um preço de aquisição, sob forma de um anel feito de algum metal precioso. Ele coloca o anel no dedo indicador da mão direita da noiva, que aceita a jóia em sinal de consentimento com a transação.Imediatamente após esse ato, o rabino recita a promessa de casamento e o noivo a repete palavra por palavra, a fim de não haver possibilidade de erro.

O enunciado real do voto é: "Eis que tu me és santificada por este anel, de acordo com as leis de Moisés e de Israel". Deste modo, o casamento é na realidade efetuado pelo noivo, que recebe a noiva por palavra e atos, na presença de duas testemunhas que assinam o contrato do matrimônio.


A função do rabino é apenas cuidar para que tudo seja feito corretamente, "de acordo com as leis de Moisés e de Israel".Após a leitura da ketubá abençoa-se um segundo copo de vinho, do qual os dois bebem. A bênção do segundo copo é a primeira das sete bênçãos do casamento. Ela é seguida por mais seis, sendo costume repetir as sete após a festa do casamento.Após ser abençoado por sete vezes, um copo é colocado no chão (não aquele que os noivos beberam), para que o noivo quebre-o pisando nele, para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém. Neste momento, os presentes gritam Mazzeltov, que significa "Boa sorte e parabéns!".Após a quebra do copo, é proferida a birchat cohanim ou bênção do sacerdote.


O convidados permanecem na sinagoga até que a noiva e o noivo tenham saído.

Os casamentos judaicos podem ser realizados em qualquer data, com exceção dos sábados judaicos e as datas das festas religiosas. Exige-se, porém, que noivo e noiva pertençam à religião judaica. Os noivos devem apresentar a certidão de casamento dos pais na sinagoga escolhida e preencher um formulário com dados pessoais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...