segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Significados, histórias e superstições (parte 02)


Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos: A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos. Os padrinhos podem usar a flor em tom avermelhado, enquanto o pai e o noivo costumam usar cores claras, como o branco.

Alianças de casamento: Começando nos Estados Unidos, o costume do noivo pedir a mão da amada em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa também já virou moda no Brasil. Na antiguidade, o diamante era chamado de pedra de Vênus, a deusa do amor e da prosperidade.
Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo ou ouro branco, no quarto dedo da mão esquerda. Símbolo de união, amor, carinho e principalmente compromisso, o uso de alianças tem origem no Egito antigo, onde os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade. O uso no quarto dedo da mão esquerda se deve à crença dos egípcios de que uma veia passa nesse dedo e vai direto ao coração.

Chuva de arroz: Os noivos recebem as bênçãos e dão os primeiros passos como marido e mulher. Nada mais bonito e romântico do que uma chuva de arroz na saída da igreja para celebrar este momento sublime. O arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade para os chineses e hindus. As pétalas de flores também são usadas para homenagear os noivos. Seja qual for a maneira de compartilhar este momento feliz, jogando flores, arroz, bolhas de sabão ou mini-corações de papel, o importante é festejar!

Moeda no sapato da noiva: Segundo o costume antigo, a moeda simboliza prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana. A noiva também pode distribuir pedaços do véu para as amigas, com o objetivo de compartilhar a boa sorte. A moda atualmente é a distribuição de mini-véus para todas as convidadas, na hora de jogar o buquê.

Jogar o buquê: O buquê da noiva sempre está relacionado com a personalidade da moça, a decoração do evento e o estilo do casamento. O objetivo do buquê é gerar harmonia e perfumar a vida do casal. Antigamente, os arranjos mesclavam flores e espinhos, pois, as flores atrairiam felicidade, enquanto os espinhos espantariam os maus espíritos. Acredita-se que somente as camponesas e moças mais humildes casavam com buquê de flores. As famílias mais ricas presenteavam as noivas com jóias, como terços feitos de ouro e diamantes, para serem carregados durante a cerimônia. Jogar o buquê significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. “Os gregos e romanos usavam antigamente alho e ervas ou grãos no buquê, pois acreditavam que afastava os maus espíritos e garantia um casamento próspero”, garantiu a consultora de casamentos Márcia Possik.

Bolo dos noivos: Branco ou colorido, doce, decorado e com recheios diferentes, o bolo de casamento é indispensável nas festas. Ele faz parte até mesmo das celebrações mais simples, onde os noivos comemoram apenas com um bolo e um brinde com champagne. Conta a lenda que antigamente, todos os convidados levavam pedaços de bolo para os casamentos, que eram empilhados até formar uma pirâmide. Até o dia que um padeiro teve a idéia de confeitar os pedaços de bolo juntos, formando um bolo de vários andares. Esta tradição tornou-se freqüente nos casamentos até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...